Olá pessoas!
Sala de aula não é para qualquer um. A prova disto é que a maior parte dos estudantes de ensino médio não tem pretensão alguma em se tornar professor.
Por que temer lecionar?
Qual é o problema da juventude?
Bem, todos nós já ouvimos alguma vez o quão imponente eram os professores antigamente.
Eles eram simbolo de conhecimento e digno de respeito por parte dos alunos e da sociedade.
Já faz algum tempo que não vemos este tipo de coisa acontecendo.Pelo contrário, o que vimos é alunos ameaçando os professores, pais brigando e ou subornando os professores.
Que educação é essa?
E os professores que lecionam sem saber o conteúdo didático e que são chamados de "educadores" mas ironicamente não tem educação alguma para com os alunos.
A real situação em que nos vemos hoje é trágica.
Um quadro onde ainda existem aqueles que são os heróis do conhecimento, donos de todas as virtudes de ensino e respeito, como também existem uma nova "linha" de professores onde a conduta em sala de aula não corresponde ao seu cargo.
Eu, em minha posição de aluno, não concordo em hipótese alguma com as atitudes radicais de meus companheiros com alguns professores (zoar, dizer que a aula é ruim tudo bem, mas sem confrontar ou até mesmo trata-lo como um amigo qualquer dizendo palavras duras e ou grotescas). Comunicação entre professor e aluno deve existir sim! Mas de forma educada e racional.
Quantas vezes não nos deparamos com professores que sem pudor nenhum deixam explicito sua vontade de reprovar alunos pelo bel prazer do mesmo. Quantas vezes não somos "ameaçados", pressionados pelos professores dizendo que nos punirão removendo pontuação, dizem que não vão mais explicar a matéria e etc. Que professor é este?
Deixo aqui o meu apelo para que TODOS, alunos e professores revejam sua relação e que juntos nós formamos uma estrutura inquebrantável, capazes de realizar grandes mudanças para o nosso país.
Faço votos de melhoras.
Beijos do Muringa.
Sobre Cães e (algumas) Pessoas
Há 10 anos
4 comentários:
huhu ai arthur!!!
Que legal, Golimar já foi professor (ver foto).
Hmm, e além do comentário acima, de fato a educação (não só a que presenciamos caro Muringa) está um caos. E isso envolve alunos, professores, políticos e as outras pessoas que não estão nem fudendo para o que está acontecendo.
Faço votos de melhoras.(2)
Oi Arthur! Bacanérrimo o seu blog. Sugestão: trocar o termo aluno por estudante pq este termo originalmente tem o significado "sem luz" numa clara concepção da época em que o professor era visto como o único detentor do conhecimento. Penso que o melhor termo é "Estudante" pq aí há uma concepção mais dinâmica do sujeito que aprende, mas que em muitos momentos também ensina. Bijim,
Sirla (Mãe de Naíme )
Postar um comentário
Ei, gostou?
Já comentou?
Deixe aqui seu recado.